segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As apresentações e o aprendizado obtido nesse 3° semestre pela turma.

As apresentações e o aprendizado obtido nesse 3° semestre pela turma.


Todo conhecimento é fruto de busca, estudo, empenho e força de vontade.

A cada dia, a cada aula, em cada semestre observamos como estamos evoluindo e desenvolvendo a nossa capacidade de sermos pensadores, questionadores e educadores.

Como diz Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade. Sem ela tão pouco a sociedade muda.”

Em busca dessa transformação na sociedade, na preparação de nossos alunos para exercerem o seu papel de cidadãos, é que buscamos todo conhecimento e preparação.

Foram abordados vários assuntos no decorrer desse semestre e de cada assunto lido e estudado, foram tiradas reflexões, onde pesquisamos, debatemos e questionamos o que tornou as aulas mais dinâmicas e interativas, e absorvemos com mais facilidade os temas apresentados.

Nas apresentações da disciplina de PPPIII os grupos estudaram textos sobre educação, sua história e evolução como utilizar textos científicos em sala de aula. A partir daí, utilizando slides para as apresentações, mostraram como estavam informados e empenhados no estudo preparo desses materiais.

A sala foi dividida em cinco grupos, cada um com temas diversificados, mas interligados ao mesmo foco: EDUCAÇÃO.

Os temas abordados foram: Epistemologia e conhecimento científico: refletindo sobre a construção histórica da ciência através de uma docência investigativa; A transposição didática como intermediadora entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar; Conhecimento científico, seu ensino e aprendizagem: atualidade de construtivismo; O papel do texto de divulgação científica na formação do aluno adolescente; A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico.

A medida que cada grupo apresentava seu tema, houve perguntas, debates, questionamentos diversos sobre a qualidade do ensino e também dos textos estudados e troca de conhecimento. Como foi preciso fazer um fichamento sobre o tema de cada equipe, desenvolvemos a nossa escrita, respeitando a gramática e a ortografia,bem como as normas da ABNT, tendo todo cuidado com o material que estávamos desenvolvendo. Sempre sob o olhar atento e a orientação da nossa tutora presencial Sonildes, que foi uma facilitadora do conhecimento, boa orientadora e mediadora nos debates.

Em todas as aulas e disciplinadas estudadas, percebemos que entre os assuntos há uma interdisciplinaridade, uma conexão, todos estavam interligados de alguma maneira, o que fez com que retomássemos a mesma discussão algumas vezes.

Poderíamos desenvoltura e aprendizado se no nosso sistema AVA funcionasse nos finais de semana normalmente sem problemas, se alguns professores respondessem as nossas perguntas ao fórum com mais urgência e deixassem um pouco mais claro o trabalho de refacção das atividades quando enviadas. Não é o caso da disciplina de PPP III, mas abordamos o tema da qualidade da educação. Conseqüentemente, avaliamos o atendimento e a atenção que é dispensada, ou não, aos alunos de EAD no AVA e na UNIFACS, nossa instituição de ensino. As conclusões a que chegamos ainda não são as melhores, mas acreditamos em uma mudança de atitude dos responsáveis para tornar melhor e mais qualificado o nosso aprendizado.

Entretanto, cada aprendizado é de grande valia e, sem dúvida, valeu à pena todo estudo e busca realizada em mais um semestre letivo.


EQUIPE 4:

Juliane Pereira

Neila Gonçalves

Um comentário:

  1. Foi uma experiência muito significativa para nosso aprendizado. Com certeza quanto mais pesquisamos e estudamos mais aprendemos e isso fica conosco o resto da vida.
    Parabéns a equipe pelo texto.

    ResponderExcluir