Dermeval Saviani em sua obra Pedagogia Histórico-crítica fala muito da relação entre escola e saber. Selecionamos alguns pequeno trecho para reflexão (postem comentários!):
[...] se pode falar de diferentes tipos de saber ou de conhecimcnto tais como: conhecimento sensível, intuitivo, efetivo, conhecimento intelectual, lógico, racional, conhecimento artístico, estético, conhecimento axiológico, conhecimento religioso e, mesmo, conhecimento prático e conhecimento teórico. Do ponto de vista da educação esses diferentes tipos de saber não interessam em si mesmos; eles interessam, sim, mas enquanto elementos que os indivíduos da espécie humana necessitam assimilar para que se tornem humanos. Isto porque o homem não se faz homem naturalmente; ele não nasce sabendo ser homem, vale dizer, ele não nascc sabendo sentir, pensar, avaliar, agir. (SAVIANI, 1997, p. 11)
[...] o saber dosado e sequenciado para efeitos de sua transmissão-assimilação no espaço escolar, ao longo de um tempo determinado, é o que nós convencionamos chamar de "saber escolar". (SAVIANI, 1997, p. 23)
Está aí o conteúdo fundamental da escola elementar: ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais (história e geografia humanas). (SAVIANI, 1997, p. 24)
A educação escolar é simplesmente a educação; já as outras modalidades são sempre definidas pela via negativa. Referimo-nos a elas através de denominações como educação não escolar, não-fomal, infomal, extra-escolar. (SAVIANI, 1997, p. 114)
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
(Foto de Elza Fiúza/ABr sob a licença Creative Commons; extraída da Wikipedia)
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