quarta-feira, 20 de outubro de 2010

  Entrevista com alunos a respeito de sala de aula e aprendizado.
                                               


   O objetivo desta entrevista é analisar as relações no dia-a-dia,     na sala de aula, professor/aluno, aluno/aluno e aluno/objeto de estudo. Foram entrevistados alunos oriundos de escolas publicas,ambos têm um bom índice de frequência escolar e se acham aptos a participar dessa entrevista.Os alunos foram questionados sobre relacionamento e aprendizado em sala de aula.
                                                                                                                                                                                                                               
  A primeira entrevistada foi à aluna Y, de 13 anos, que estuda no Colégio Estadual. A mesma cursa a 7º ano, a mesma veio de um colégio particular, e esta pela primeira vez em uma instituição publica. “Sinto que há uma distancia entre professores com relação a nós alunos” diz ela. A estudante diz sentir dificuldades ate na aproximação para tirar as suas duvidas. “A minha turma esta dividida, uns querem estudar outros brincar, cada um fica na sua galerinha”, podemos observar que alem de enfrentar um problema de relacionamento com os professores a também uma dificuldade quando se diz respeito a seus colegas de classe. Quando questionada a cerca do metodo avaliativo de aprendizagem a aluna declara “nem tudo que sabemos cai na prova pois os assuntos são difíceis, na verdade eu acho que não deveria haver prova” retrucou ironicamente, por sentir dificuldade em algumas matérias.
                 
   
  Seguimos entrevistando a aluna X que esta cursando o ultima ano do ensino médio, que por sua vez já declara no inicio da entrevista “Graças a Deus acabou sala de aula pra mim”. Estudante do colégio Estadual no noturno. Quando questionada em sua relação sala de aula a aluna desabafa “O professor vem cumprir horário e nós alunos queremos somente a nota para passar”. Segundo aluna e dificio o relacionamento com os professores, pois os mesmos são muito fechados, e quanto aos colegas é um lazer esta na sala de aula que desestressa um dia duro de trabalho. “Para mim que estou no ultimo ano o sistema agora é passar ou passar” declara. A aluna X chega a afirmar que “Eu acho que a forma de ensinar, esta ultrapassada, e a cada dia agente fica desanimado, pois só o professor fala o tempo todo”.

 Podemos observar com essa pesquisa que existe um distanciamento, não há uma socialização em sala de aula, professor/aluno e aluno/aluno, dificultando o ensino e aprendizagem, pois onde não há relacionamento não pode haver interatividade. Chalita (2001, p.151) ressalta que “a relação de afeto entre aluno e professor, deve se estabelecer no momento da aprendizagem”. Sendo assim se há um bom relacionamento logo acontecerá uma interação com respostas favoráveis no aprendizado.



Referencia: imagem retirada da internet/
                  www.planetaeducação.com.br/acessodehumor/imagem


Membros da equipe 3:

Ana Maria São Pedro.
Rosilda Santos de Jesus.
Verônica Ramos.

2 comentários:

  1. Muitas vezes a realidade na sala de aula é bem diferente do que nós imaginamos. Nós como futuros educadores precisamos quebrar essa barreira que ainda existe entre professor e aluno, para que quando um de nossos alunos forem entrevistados não aconteça o que aconteceu nas entrevistas realizadas pelo grupo 4.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a entrevista realizada pela equipe de Rosilda por que as vezes não sabemos qual é a realidade das escolas e dos alunos e professores na sala de aula, e essa entrevista mostra essa realidade.
    Parabéns a equipe!

    ResponderExcluir